Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de junho de 2010

INFLUÊNCIAS FILOSÓFICAS NA PSICOLOGIA





Muito antes de existir a Psicologia, a Filosofia já se atarefava de investigar (por métodos diferentes) e problematizar questões relativas ao mesmo objeto desta. Sendo a Filosofia uma perpétua fonte de reflexões abstratas, desprovidas do elemento empírico, e de profunda importância para a formação dos saberes, cabe estudar como esta influenciou o aparecimento da Psicologia.

Podemos dividir em duas fases a história da influencia filosófica na Psicologia : uma inteiramente filosófica e outra pré-científica.


FASE FILOSÓFICA:

Através da Filosofia Grega, que foi instituída para o ocidente, nos foi possível conhecer as bases e os princípios fundamentais de conceitos que conhecemos como razão, racionalidade, ética, política, técnica, arte, física, pedagogia, cirurgia, cronologia e, principalmente o conceito de ciência.

Entre vários filósofos gregos que contribuíram com suas idéias, temos:

470 - 399 a.C

Sócrates (470 - 399 a.C.), sua biografia é contada por Platão. Usando um método todo próprio, chamado de Maiêutica Socrática, através de perguntas feitas às pessoas, ele as fazia "parirem suas próprias idéias" sobre as coisas. A Terapia Cognitiva usa primariamente o Método Socrático.Teve vários seguidores, causou muita irritação por suas idéias e por um júri de cinqüenta pessoas, foi condenado à morte por envenenamento e deveria tomar Cicuta. Poderia ter fugido da prisão, ter pedido clemência ou ainda ter saído de Atenas, mas simplesmente não quis, tornando-se assim o primeiro mártir da Filosofia. Sua contribução foi tão significativa que dividiu a era entre Pré-socráticos e Pós-Socráticos.

Após Sócrates, temos alguns filósofos cujas idéias são de extrema importância para que a Psicologia se destacasse, pois desde o século V a.C., Platão, Aristóteles e outros filósofos gregos se preocupavam com muitos dos mesmo problemas que hoje cabe aos Psicólogos tentarem explicar: a memória, a aprendizagem, a percepção, a motivação, os sonhos e principalmente o comportamento anormal.

Sócrates, faz da Filosofia um exercício de questionamento sobre o saber; provocou uma ruptura sem precendentes na história da Filosofia grega, por isso ela passou a considerar os filósofos entre pré-socráticos e pós-socráticos.


427a.C. - 348 a.C.

Platão, discute a essência da alma, o mundo das idéias;

384a.C. - 322 a.C.

E Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C), que escreve um tratado especulativo sobre temas como personalidade e a percepção, chamado “Sobre as Almas”. Nesta fase, a Filosofia desloca suas perguntas para a natureza da alma, isto é, da totalidade psíquica ou consciência humana; pressupondo esta imortal.


Ver obra completa em:

http://static.publico.clix.pt/grandespensadores/



continua...


Nenhum comentário:

Postar um comentário